Desafios motores e o brincar na escola
O movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde o útero materno movimentamos o nosso corpo.
Corpo que, ao longo da vida, experimenta, explora, sente, cria, elabora e descobre novas possibilidades, novos limites… Corpo que enfrenta desafios e relaciona-se com o outro.
Corpo que fala, brinca e aprende, expressando-se com gestos ricos de sentidos, significados e intencionalidades.
E é com o objetivo de desenvolver integralmente este corpo que proporcionamos às nossas crianças o maior número de experiências possíveis, envolvendo o movimento, seja com brincadeiras motoras, danças de roda, no parque e nas aulas de Educação Física.
Outra interessante atividade motora para os pequenos é a brincadeira com os triciclos.
Ao conduzir o triciclo / bicicleta, a criança desfruta de uma gostosa sensação de independência, mantém o corpo em movimento, desenvolve a coordenação motora e o equilíbrio.
E não são apenas benefícios físicos que a atividade promove. “Pedalar estimula a atenção, a disciplina, a concentração e integra amigos”.
Brincar, para a criança, também envolve o corpo estar em confronto com a natureza, com o risco e com o imprevisível, com a aventura. E andar de bicicleta, traz essa prazerosa sensação.
Como pais e professores, precisamos “cuidar” do brincar das nossas crianças. Embora o brincar já seja um direito da criança, a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular), valida o brincar como um importante direito de aprendizagem.
Em casa ou na escola, as crianças necessitam de tempo para brincar. Brincadeiras mais estruturadas com brinquedos e intencionalidades, mas também um brincar livre, em que se possa criar, imaginar e viver a infância, na sua forma mais genuína.
Cuidar do brincar também requer, cuidar do que ofertamos às crianças nestes momentos e, se não restam dúvidas que o corpo em movimento é o melhor que podemos oferecer, as brincadeiras que envolvem o uso de dispositivos tecnológicos como tablets, celulares e videogames geram questionamentos quanto a prejuízos ao desenvolvimento na primeira infância.
Mas isto é uma outra conversa… A ideia deste texto é refletirmos sobre brincadeiras, liberdade e “joelhos esfolados” …
Sinais de uma infância feliz e saudável!
Rua Itagyba Santiago, 48
Vila Alexandria - São Paulo - SP
CEP: 04635-050