De que forma estamos nos conectando com as emoções das crianças?
O desenvolvimento das competências sócio emocionais nas crianças tem sido fundamental para o sucesso delas dentro e fora da escola (Duncan et al., 2007). Essas competências incluem a capacidade das crianças de entenderem suas próprias emoções, focar a atenção, relacionar-se bem com os outros e demonstrar empatia.
Aluna brincando no parquinho.
Estamos falando das ‘soft skills’, conhecidas como habilidades humanas e comportamentais que são fundamentais para vivermos no ambiente complexo que é a sociedade. Desenvolvê-las já na infância é essencial para trazer vários benefícios e capacitar as crianças para enfrentarem constantes desafios e construírem relações mais saudáveis.
Inúmeros documentos de referência nacional e internacional consideram as competências sócio emocionais parte do conjunto das principais competências para educação. Para citar apenas alguns, o relatório sobre Educação para o século XXI (Unesco, 1998) fundamentou “aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser” como os quatro pilares fundamentais para educação ao longo da vida.
Pesquisas mostram que atualmente: “Avaliar as soft skills e os aspectos comportamentais dos candidatos tomou proporções ainda maiores nos últimos anos devido às transformações no mercado de trabalho. O estudo reforça essa percepção mostrando que 51% dos profissionais de RH passaram a avaliar as soft skills nos últimos 5 anos. Além disso, a maioria dos recrutadores (75,2%) afirmam que possuem o costume de detalhar as soft skills no momento de divulgar a vaga.” Fonte: Centro Universitário Uniopet 31/jan./23
O currículo técnico é importante, mas as habilidades interpessoais dos candidatos também estão no radar dos recrutadores. É o que mostra o levantamento do Infojobs, empresa de soluções de tecnologia para RH, sobre soft skills no mercado de trabalho brasileiro.
Para 77,2% dos profissionais de RH que participaram da pesquisa, hard e soft skills possuem a mesma importância nos processos seletivos. Enquanto, para 20,3%, as habilidades comportamentais já são mais importantes.
E como trabalhar essas habilidades desde cedo?
A criança pode começar a desenvolvê-las já nas primeiras experiências escolares: o controle das emoções, o pensamento criativo, atitudes colaborativas, boa comunicação entre outras.
Permitir e possibilitar esse desenvolvimento é essencial e essas habilidades emocionais ganham cada vez mais sentido, na medida que os sentimentos são esclarecidos e ela entende que tudo que sentem, faz parte da nossa natureza.
A comunicação é a base de uma escola saudável, a cooperação é facilmente trabalhada no cotidiano em diversas situações: que outras crianças podem dividir brinquedos, ajudar ou serem ajudados em brincadeiras e atividades. A escola é um ambiente de extrema importância para promover o desenvolvimento pessoal que a criança irá aplicar em toda a sua vida, conseguindo gerir suas emoções e entender o mundo com respeito, empatia e pro atividade.
Corpo docente do Jardim da Infância Tia Loló.
Estamos vivendo em um mundo dinâmico e veloz, desenvolver soft skills em nossas crianças desde a infância é de grande importância, pois muitas dessas habilidades sócio emocionais irão trazer o equilíbrio necessário para uma vida adulta mais bem sucedida, não só profissionalmente, mas também socialmente. Algumas dessas competências serão ferramentas necessárias para no futuro das crianças, por isso a equipe de educadores mantém uma escuta ativa, um olhar atento e respeitoso para o aluno que está crescendo e se desenvolvendo em nossa Escola. O Jardim da Infância Tia Loló acredita que as soft skills devem ser trabalhadas, provocadas e intrinsicamente fazem parte de nossas atividades regulares.
Seguem algumas dicas de livros que são referência nesse assunto:
Inteligências Múltiplas (Howard Gardner).
Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências (Celso Antunes).
Soft Skills (Lucedile Antunes).
O Cérebro Da Criança (Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson).
O Cérebro Que Diz Sim (Daniel J. Siegel e Tina Payne Bryson).
Mindset (Carol S. Dweck, ph.D.).
Neurociência e Educação (Ramom M. Cosenza e Leonor B. Guerra).
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