Adaptação Escolar
Adaptação escolar: olhares que expressam muitos sentimentos
Algo que chama muita atenção no período de adaptação das crianças à escola, é o olhar.
Diferentes olhares expressando intensos sentimentos, marcam este período.
Há olhares de alegria, que representam o tão chegado dia de ir à escola, de utilizar o uniforme e a mochila novos ou de estudar na escola do irmão mais velho.
Há olhares de medo… Medo do novo, do desconhecido, medo de deixar o seguro ambiente familiar e mergulhar num outro, ainda não experimentado.
Podemos também notar olhares desconfiados. Será que posso confiar nestas pessoas que não conheço? Será que a escola realmente é um bom lugar para mim? Mamãe está dizendo que sim! … Com certeza, pensam muitas crianças.
Um olhar que também chama atenção é o olhar de angústia dos adultos. Despedir-se do filho pequeno na porta da sala de aula é um momento bem difícil para qualquer mãe ou pai. Ouvir o choro angustiado, reconhecer o olhar inseguro, negar ao pedido que insiste “fica mamãe! ”; e mesmo assim, respirar fundo e deixá-lo ao cuidado dos educadores, requer muito esforço.
Um esforço que envolve primeiramente confiança pela instituição escolhida e pelos profissionais que lá atuam.
Mas felizmente, em muito pouco tempo, estes olhares começam a ser substituídos por outros…
E aí surgem olhares de curiosidade… Parque, brincadeiras, modelagem com massinha, pinturas, materiais diversos… tudo é motivo de muita curiosidade e exploração.
E finalmente o mais esperado olhar, o olhar de encantamento. Como já dizia Loris Malaguzzi (estudioso da infância) … A criança enxerga algo ordinário com olhos extraordinários. E é este olhar para o extraordinário que faz com que a criança estabeleça vínculos de amizade e confiança, queira vir todos os dias para a escola, se encante por temas diversos, faça tantas descobertas e se desenvolva.
E a nós educadores, cabe tentar enxergar este período, com os olhos de criança. Estar sensível a todos os seus sentimentos e acolhê-la com muito carinho e atenção.
Rua Itagyba Santiago, 48
Vila Alexandria - São Paulo - SP
CEP: 04635-050